top of page
Buscar
  • MATEUS MELO

Negativação Indevida

Atualizado: 14 de jul. de 2022

Como proceder em caso de negativação indevida.


Visando proteger os comerciantes ou instituições financeiras dos maus pagadores, o CÓDIGO DE DEFESA DO CONDUMIDOR – CDC, autorizar a colocação dos nomes desses consumidores que não pagam suas contas, no cadastro dos inadimplentes, que é o Serasa ou SPC. Contudo, muitas das vezes essa prática legal, é acometida por erro, que acaba trazendo muito prejuízo ao consumidor.


Infelizmente, muitos consumidores têm seus nomes colocados de forma indevida nesses cadastros, gerando um grande transtorno social e financeiro.


Por isso, deve o consumidor estar atento a prática das instituições financeiras, caso o nome dele se encontre negativado de forma indevida, deve ele tomar algumas medidas, que são:


a) Ao se deparar com essa situação, deve o consumidor entrar em contato com a instituição financeira, para resolver esse empecilho de forma amigável.


b) Se persistir a negativação, pode o consumidor procurar o Procon, para formular uma reclamação, ou acessar o site RECLAME AQUI, e expor toda situação vivida. (muitas vezes os consumidores logram êxito ao buscar essa via extrajudicial).


c) Por fim, pode ingressar com ação judicial, visando retirar seu nome desse cadastro, e pleiteia indenização por danos morais, caso seja necessário.


Porém, é muito importante que o consumidor tenha certeza que a negativação indevida não ocorreu por culpa sua, pois nada adiantar praticar as dicas acima, se realmente ele esteja devendo essa instituição financeira, ou comerciante. Portanto, caso o consumidor tenha alguma dívida, deve ele entrar em contato com esses credores para negociar, tendo como objetivo impedir ou retirar seu nome do cadastro de inadimplente.

bottom of page