top of page
Buscar
  • MATEUS MELO

Práticas que levam a negativação indevida

Fraude, alteração no contrato, pedido de cancelamento, práticas que levam o consumidor a ter o nome negativado.



Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), mostrou que cerca de 16, 7 milhões de brasileiros, já sofreu algum tipo de fraude financeira nos últimos 12 meses de 2020/2021. Esse número alarmante, mostra que os consumidores estão diariamente vulneráveis a sofrerem algum tipo de fraude/golpe, que podem levar ao inadimplemento.


Esse inadimplemento, por sua vez, acabar prejudicando muito o consumidor, pois a iniciativa de solicitar o empréstimo, abertura de conta ou alteração do contrato, não partiu dele. Como o consumidor, não têm conhecimento de que seus dados estão sendo usados por terceiros de forma fraudulenta, ou que houve alteração no contrato, ele ficar surpreso quando descobre que está com nome negativado, gerando dessa forma muito transtorno para sua vida social e financeira.


Portanto, é muito importante que os consumidores estejam atentos as práticas fraudulentas, para detectar de imediato essa conduta, visando neutralizá-la logo no seu estágio inicial, para evitar danos maiores na sua vida financeira.


Para ajudá-los, listei 3 situações que podem levar a negativação indevida.


1- Fraude: essa prática é a mais corriqueira, devido ao aumento do uso dos meios digitais, como as redes socias, compras on-line, muitos dos dados dos consumidores ficam expostos nessas redes ou sites. Com essa exposição, muitos golpistas se aproveitam para enganar os consumidores, usando seus dados de maneira indevida.

Como as instituições financeiras não têm conhecimento de que esses dados estão sendo usando por golpistas, com a faltar de pagamento, elas acabam negativado esse consumidor que foi vítima dessa fraude.

Portanto, o consumidor quando tomar conhecimento desse fato, deve realizar um boletim de ocorrência (B.O) na delegacia especializada para crimes virtuais, entrar em contato com a instituição financeira (anotar o número de protocolo), para resolver essa situação.


2- Alteração do contrato: essa é uma conduta praticada pelas empresas de maneira unilateral. Acontece da seguinte maneira, o consumidor realizar a contratação de um serviço/produto, concorda com os valores fornecidos pela empresa. Entretanto, tempo depois, essa empresa de forma unilateral alterar o contrato e começar a cobrar valores acima do que foi acordado. Como o consumidor não foi avisado sobre alteração contratual, ele não realizar o pagamento de forma integral, a empresa por usa vez, o colocar como inadimplente.

Nesse tipo de situação, deve o consumidor entrar em contato com a empresa para chegar ao um acordo, caso não consiga, terá que ingressar com ação judicial, para discutir esse contrato.


3- Pedido de cancelamento de registro não realizado: por fim, essa também é uma prática muito comum realizada pelas empresas. Muitas vezes o consumidor, solicitar o cancelamento de algum produto ou assinatura, faz todo o procedimento solicitado pela empresa, pensar que realmente ocorreu o cancelamento, porém meses depois é surpreendido com cobrança, nome negativado, etc.

Nesse tipo de conduta, é muito importante que o consumidor anote o número de protocolo, salve as conversas do chat ou guarde qualquer informação fornecida pela empresa, confirmado o cancelamento, já que essas informações serão úteis em uma eventual ação judicial.


Essas são algumas práticas muito comum no nosso cotidiano, por isso, é sempre muito importante, ter cuidado na hora de fornecer os dados pessoais, e também ficar atento com os contratos. Caso tenha dúvida de como proceder, procure um profissional da área, que vai com certeza te ajudar bastante.

bottom of page